Nataska Pedipaga

Na Tasca Pede e Paga. Quem quer triunfar há que ser primeiro dono de si mesmo, mas respeitar os outros. Tudo tem o seu custo. Este é o meu blog, espelho dos meus pensamentos e retrato das minhas viagens.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

3º Reich

Fui hoje alugar um filme e resolvi-me pelo "A Queda" onde são relatadas as últimas horas de vida de Adolf Hitler. Não pretendo ditar aqui uma crítica ao filme nem tão pouco ponderar sobre questões políticas. O filme, de produção alemã, vem-nos mostrar como um simples ser humano pode ser louco, fanático, mas ao mesmo tempo saber ser humano.
Mesmo contada pelos alemães, a história só nos vem confirmar que o Füher contava há muito com resistência entre os seus próprios generais que o julgavam louco e desligado da realidade.
Capaz de ser atencioso àqueles que mais lhe diziam respeito proferiu no entanto esta frase fria, tresloucada e trágica que conduziu à desmoralização daqueles que o seguiam e do povo alemão: "Não verterei uma única lágrima pelo povo, pois foi o povo que trouxe este destino sobre si mesmo".
É a história contada pelo outro lado e que valeu um Óscar. Vale a pena.

1 Comments:

At 10:14, Blogger JNAS said...

...O FILME É UM PORTENTO E UMA DAS MELHORES FITAS QUE VI O ANO PASSADO !

 

Enviar um comentário

<< Home