Nataska Pedipaga

Na Tasca Pede e Paga. Quem quer triunfar há que ser primeiro dono de si mesmo, mas respeitar os outros. Tudo tem o seu custo. Este é o meu blog, espelho dos meus pensamentos e retrato das minhas viagens.

quinta-feira, junho 16, 2005

No combate à crise...

...o trabalhador é que paga.
Não não não. Não pensem que venho falar de política. Longe disso. Trata-se apenas de um raciocínio que vi há uns anos e que espelha, a meu ver, a solução para países em crise.
Resumindo, diz que os trabalhadores devem pagar ao patrão em vez de receber. Acompanhem as contas:
Ora um ano tem 365 dias. Trabalhamos 8 horas por dia, ou seja, um terço de um dia. Feitas as contas ao ano e trabalhamos 122 dias. Nada mau. Mas vejamos agora as condições extra, pois se há regalias é p'a todos.
122 dias então... há 52 semanas por ano, mais coisa menos coisa, ou seja 52 Sábados e 52 Domingos. Na minha terra não se trabalha nestes dias. 104 ao todo a retirar aos 122 restam 18 dias. 'Tá melhor!
Que me lembre existem 14 feriados nacionais por ano (e nem conto com os locais, regionais, e auto-induzidos por baixas médicas, etc). 18 - 14 = 4.
Um trabalhador, feitas as contas, trabalha 4 dias por ano!!!...

...e ainda tira 20 dias de férias.