Nataska Pedipaga

Na Tasca Pede e Paga. Quem quer triunfar há que ser primeiro dono de si mesmo, mas respeitar os outros. Tudo tem o seu custo. Este é o meu blog, espelho dos meus pensamentos e retrato das minhas viagens.

domingo, outubro 16, 2005

Teoria do Autocarro

Esta é simples, e costuma acontecer-me muita vez:
Nunca passa o número que queremos, e quando passa é sempre primeiro do outro lado. Tal como os aniversários.
Também o metro tende a seguir essa teoria.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Máxima da pancadaria

Após uma semana daquelas para esquecer, nada melhor que um professor para nos dar uma máxima de pensamento. No meu caso, informático, a vida resume-se à resolução de problemas.
Eis que...
"Se eu só conheço o martelo, para mim tudo são pregos." in João Neto, cadeira de PP.

terça-feira, outubro 11, 2005

Os créditos dos filmes

Afinal servem para alguma coisa, nem que seja de olhos fechados.
Ando há 5 anos a tentar descobrir uma música que da qual apenas conhecia a parte final do refrão. Até contactei profissionais da rádio para ouvirem o pouco da música que consegui reunir, e até hoje ninguém me soube dar uma resposta.
Foi no final de um filme que tenho, durante os créditos, que voltei a ouvir o dito refrão. I Believe. Quem espera sempre alcança.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Retrato

"Tudo fala em desgraças. Portugal está decadente!
Não tem de ser assim. Chora-se demais e trabalha-se menos.Há excesso de Jeremias no nosso país. Choram com saudades do antigo templo, mas choram sentados. Uns atribuem a nossadecadência ás crises politicas, outros ás influências árabes,para não irem mais longe buscar as influências célticas...
Temos de ser um povo essencialmente rural, mas da agricultura não estamos tirando metade do nosso proveito possível porserem velhíssimos os métodos utilizados. Quem se importa com isso?
Trabalhar o menos possivel sob a tutela do estado português, que lhe garanta o suficiente à vida, eis o sonho de preguiçoso português."
Alguns dos leitores deste blog sabem quem proferiu estas palavras. Apesar de terem passado quase 100 anos desde a primeira vez que foram ouvidas, retratam em muito o que o o nosso país atravessa, dando-lhe um cheirinho de ironia.
Deixo à vossa consideração.

Mas 'tá tudo doido?

"Deu em matemático agora, só pode". Foi isto que me disseram. "Tantas teorias que já lhes chamas Leis de Dutra". Há que agrupar as coisas com base no seu relacionamento.
Já tenho 6 teorias, 4 das quais publicadas, e a sétima vem a caminho. Mas há com cada uma pior que a outra. Aviso já que não é aconselhável a cardíacos.

Teoria dos Direitos Invertidos


Antes de explicar em que consiste, tenho a dizer que a escolha do nome foi uma luta.
A Teoria dos Direitos Invertidos, ou pelo desenho a cima, a teoria do pal-plus, contradiz as leis das probabilidades, que dariam neste caso um resultado de 50-50 ou 60-40, penso eu. Reza assim:
Há mais probabilidades de algo ser usado invertidamente, ora vindo parar às nossas mãos invertido, ora depois de se inverter quando originalmente estava correcto.
Aplicação. Auscultadores, daqueles soltos, típicos para se ouvir música na rua. É muito mais provável pegarem neles com o lado esquerdo na mão direita, ou se acertar é muito provável que troque de posição ficando assim invertido, pois pensa que estão trocados. Isto sem olhar, claro.

terça-feira, outubro 04, 2005

Teoria dos opostos iguais


Nem sei como isto veio parar à cabeça. Apenas calhou no meio de uma conversa no MSN.
Reza assim a Teoria dos Opostos Iguais:
Se alguém quer uma coisa, e outro alguém quer outra, desde que haja semelhança do tipo de coisa, essas coisas podem ser opostas e iguais.
C'um diacho! Que fui eu dizer!
Se alguém numa mesa quer sal e outra quer açucar, teoricamente ambas querem o oposto, mas na prática ambas querem o mesmo. Uma quer sal, outra quer açucar, mas ambas querem um tempero.
Agora imaginem até onde isto pode ir. É de génio...

segunda-feira, outubro 03, 2005

100 anos de visão


O dever em obter formação genérica e até certo ponto parte da cultura geral, leva os alunos da faculdade frequentarem cadeiras de opção de carácter genérico.
Escolhi História das Ciências - Einstein, Contrutor de Universos. Esta cadeira é ministrada pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como parte do Ano Internacional da Física 2005, e está aberta ao público em geral.
Ficou-se a saber na última aula que no passado dia 27 de Setembro deu-se os 100 anos da teoria da relatividade. Sabe-se que Einstein teve um período aproximado de um mês para compôr o artigo onde explica a teoria que veio revolucionar o mundo da física, tendo o seu envio para a revista onde foi publicado ocorrido no dia mencionado.
Um jovem de apenas 26 anos deu uma nova visão ao mundo.

Em Marte também há rede!


E monstros...
Em jeito de pagar o prometido de colocar aqui um pouco do que foi o verão passado, começo por Marte. Sim... Marte, ou pelo menos chamaram isso quando viram as fotos.
Assim sendo, dei corda às pernas e fui até Marte. Sim... Marte. Começa a ser repetitivo. Bem, Marte fica ali no Atlântico a uns bons 2351 metros de altitude e garanto-vos que dá uma bela vista cá para o lado de baixo.
Ainda não acreditam que é Marte? Vejam aqui. E os monstros podem ser vistos aqui. E para terminar os "aquis" confirma-se que há mesmo rede em Marte - de telemóvel. O suspeito foi apanhado a tentar ocultar tal facto do público. As provas aqui e aqui.