Nataska Pedipaga

Na Tasca Pede e Paga. Quem quer triunfar há que ser primeiro dono de si mesmo, mas respeitar os outros. Tudo tem o seu custo. Este é o meu blog, espelho dos meus pensamentos e retrato das minhas viagens.

sábado, junho 25, 2005

Açores e a República

Estive perto de comentar isto no próprio dia, mas deixei o assunto apenas para ver o desenrolar do "enredo".
Como todos já devem saber, a nossa Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, proferenciou umas palavras na televisão (por telefone ou através de uma rádio, já não sei bem) que afirmava que os Açores não pertenciam à República Portuguesa...
Mais tarde veio desculpar-se dizendo (e isto não vi nem ouvi, apenas disseram-me) que um ministro é também uma pessoa e tem todo o direito de errar.
Até aqui tudo bem, mas confundir assuntos diferentes é completamente inadmissível.
Errar no assunto Açores vs. República é como deixar escapar a frase "o micro-ondas devia estar no WC". Não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas sabemos onde pertence.
Realmente a Sra. Ministra tem razão num ponto. As decisões emitidas pelos tribunais Açorianos sobrepõem-se aos de fora da Região, nestes casos, pelo seu estatuto de autonomia. Assim, e no caso em questão, os professores Açorianos podem fazer greve por altura dos exames nacionais sem que sejam prejudicados por isso.
A forma correcta de dizer tal coisa seria "os tribunais Açorianos, por estarem dentro da Região Autónoma dos Açores, podem sobrepôr as suas decisões aos restantes tribunais".
Ainda vai uma diferença para o que foi dito...

2 Comments:

At 22:50, Blogger Golias said...

65 Anos de idade, 40 anos de serviço...reforma? Dêem cabo do nosso dinheiro e aproveitem-se do nosso trabalho. FDP...

 
At 22:05, Blogger NoKas said...

Os tribunais não se sobrepõem a nada! O que acontece é que os Açores, por ser uma região autónoma,pode ter legislação específica!!!!!!! E isso faz com que os tribunais, com base em alguns artigos de legislação autonoma (nao percebo nada disto, n sei quais os pontos em que podem ter e sei que não é assim no que se quiser) possam emitir decisões que à partida podem confrontar directivas nacionais. os tribunais açorianos não se sobrepõem a nada, baseiam-se nakilo que têm! Qto à Srª ministra... meus amigos, ela não tem nada contra vocês... soube que houve aí um grande burburinho pq lá estão os continentais a dizer n sei o kê! Meus amigosss!!!!!! Tda a gente vos adora, vocês são iguais a nós! Para mim um açoriano é como um qualquer tipo do porto ou da beira!!!!! Os políticos não sabem do que se passa nos açores, como não sabem o k se passa cá! fartam-se de se enganar em todos os aspectos! os jornalistas são outros! é ver os nomes das terras todos trocados no Verão na altura dos incêndios! e concelhos que não existem e etc etc! Ninguém vos persegue! :p isto não tinha a ver com o teu post, pedro, desculpa lá! Mas há um qualquer estigma de que os continentais não gostam dos açorianos, mas na verdade as únicas pessoas que eu oiço a falar mal são os açorianos de continentais! Nem vejo a diferença!!!! Além de não se poder generalizar assim. Ninguém diz que um tipo do pico é igual a um tipo do faial, e até sei que vocês na mesma terra vêem diferenças (bairrismos são comuns em todo o lado). Compreendo o orgulho da terra. Mas daí a dizer que os continentais isto e aquilo!... :( fico triste, é só isso. e nunca consegui compreender o porquê desta desavença inexistente, até pk tds os continentais gostam mto dos açores. A madeira tem pior fama por causa do Sr presidente, alberto joão. Mas fora isso nunca houvi dizer mal nenhum. Ainda se dissessem mal do Cacém, ou dos problemas da linha de sintra... :p Ups! Escapou-me este desabafo!

 

Enviar um comentário

<< Home