Nataska Pedipaga

Na Tasca Pede e Paga. Quem quer triunfar há que ser primeiro dono de si mesmo, mas respeitar os outros. Tudo tem o seu custo. Este é o meu blog, espelho dos meus pensamentos e retrato das minhas viagens.

quinta-feira, julho 07, 2005

Onde o mundo se sente em casa

Em Julho de 2003 fui passar uma semana a Frankfurt. Foi a primeira vez que tive contacto directo com a Europa, para além de Portugal e o pouco de Espanha que conheço.
Frankfurt é uma cidade de contrastes e de variedades. Numa cidade onde Johann Goethe afirmou que ali poderia ser humano e sentir-se em casa, consegue-se juntar o intelecto, o vinho de maçã e 180 nacionalidades. É de lá que partem e chegam a grande maioria dos turistas, pois não fosse ali o maior centro de distribuição do país germânico.
Fundada em 794 d.C. tornou-se numa cidade imperial entre os séculos XIV e XVI. A cidade da era moderna foi parcialmente destruída durante a II Guerra tendo sido reconstruída para ser a metrópole europeia desde 1945.
Centro financeiro europeu, com a sede do BCE, na sua baixa podemos ver um verdadeiro contraste - entre monumentos cristãos e protestantes, centros financeiros, comércio e história, não deixando de ter um ar cosmopolita. A arquitectura lembra-me as mansões austríacas do filme "The Sound Of Music", e quanto mais para os subúrbios se vá, mais bonito fica. Ninguém diria que após 10 minutos de carro estamos num local completamente diferente, sem ter deixado os limites da cidade.
Parece que nada foi deixado ao acaso. Como centro desenvolvido, os altos prédios fazem a fotografia de marca do local, mas ainda assim há espaço para deixar intacto a velha Frankfurt.
Se estão a pensar em visitar esta cidade sem provar as cervejas locais, é como que ir a Roma e não ver o Papa. É daquelas coisas que não passa pela cabeça de ninguém.
A nível cultural há muito para se ver - são vários os museus e os locais de interesse turístico. A Radio Symphony Orchestra da Hessischer Rundfunk, a Museum Society, a Tigerpalast, a Deutsche Bibliothek e a Festhalle devem matê-lo ocupado pelo menos por alguns dias.
Uma dica. Aloje-se fora da cidade, num dos subúrbios, vá de transportes até à estação de metro de Hauptwache, e deixe-se passear pelas ruas.
Podem ver aqui um excerto das muitas fotos que tirei do local, e aqui o site da cidade.
Ich war innen Frankfurt am Main!

1 Comments:

At 17:07, Blogger NoKas said...

:) nice pictures! :) e boas dicas... acho que a Ju precisaria dumas dicas assimmmm Ju maria, ouvixtex as dicas?

 

Enviar um comentário

<< Home